quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

JOGOS INTELECTUAIS VIA NET


Brincar nas ruas, jogar bola aos fins de semana, ir ao clube, são atividades já descartadas pelo jovem moderno. A infância era marcada por atividades físicas, e esportes que propiciavam o bem estar e o convívio social.

Os jogos eletrônicos para computadores fazem com que os jovens se tornem cada vez mais individualistas e mais violentos devido ao nível de agressividade dos games. Estes adolescentes estão embasados no âmbito da tecnologia. Os novos aparatos dão mais liberdade para as crianças e atingem alto grau de aceitação dos mesmos.

Uma boa alternativa são os jogos de tabuleiros online. Estes jogos tais como batalha naval, damas xadrez e outros, estimulam a criatividade do raciocínio lógico e o poder de concentração dos adolescentes. Aluno do Colégio Santo Antônio, Samuel Chiari Mendes de 11 anos é um dos adeptos aos jogos intelectuais. Acredita ser mais divertido e envolve muita lógica. "Prefiro jogar estes jogos do que no playstation do meu irmão. Sou capaz de ficar horas jogando jogos de lógicas."

Estudos comprovam que muitos deles conseguem se sobressair nas disciplinas escolares que envolvem cálculos e geometrias. Paciência e estratégia também são fatores dominantes. Com tudo, estes jogos proporcionam também o gosto pelo desafio e saber lidar com a derrota.


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SORRIR FAZ BEM



Segundo os especialistas que estudam o humor a sério, sorrir é o maior segredo para viver bem. O bom humor é, antes de tudo, a expressão de que o corpo está bem. Ele depende de fatores físicos e culturais e varia de acordo com a personalidade e a formação de cada um. Mas, mesmo sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com uma visão otimista do mundo. “um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina, um hormônio que relaxa”. A endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem humorado você está, maior o seu bem estar e, conseqüentemente mais bem humorado você fica. A endorfina também controla a pressão sangüínea, melhora o sono e o desempenho sexual.
Mas, mesmo que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau-humor sobre o corpo já seriam suficientes para justificar uma busca incessante de motivos para ser feliz. O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormônios como a adrenalina. Segundo os especialistas isso causa palpitação, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade. A vítima acaba maltratando os outros porque não está bem e, com isso sente-se culpada, ficando com o humor pior ainda. Essa situação pode ser desencadeada por pequenas frustrações cotidianas – como um trabalho inacabado ou uma conta para pagar – que, só são trágicas se as encararmos com tal. Evidentemente, nem sempre dá para achar graça em tudo. Há situações em que a tristeza é inevitável – e é bom que seja assim. Precisamos de tristeza e de alegria para ter um convívio social adequado. Temos que saber lidar com a frustração entre esses estágios, que é necessária e faz parte da natureza humana. O humor pode variar da depressão (o extremo da tristeza) até a mania (o máximo da euforia). Esses dois estados podem ser manifestações de doenças e devem ser tratados.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

terça-feira, 24 de junho de 2008

sábado, 31 de maio de 2008

Memória da revolução estudantil



Entre encontros e palestras promovida pela unidade Estácio de Sà de Belo Horizonte, o tema da revolução estudantil de Maio de 68 foi o assunto discutido no evento. Com professores e palestrantes convidados, Apolo Hering, escritor e fundador da revista Manuelzão, relatou suas experiências no periodo entre conflitos, ditaduras e opressões.




quinta-feira, 24 de abril de 2008




ENTREVISTA

Julio Lapertosa, Psicólogo e Instrutor da Federação Mineira de Xadrez e Intrutor da FIDE (Orgão Máximo do Xadrez)

1. O xadrez contribuiu com a melhoria no desenvolvimento escolar?

O xadrez, como sabemos, ajuda (na maioria dos casos os jovens) em muitos aspectos, tanto psíquicos, como também nas outras atividades escolares.
Os alunos com hiperatividade tiveram maiores resultados no desempenho nas atividades escolares, como atenção nos exercícios em sala de aula; mais facilidade em exercer cálculos; noções de situações abstratas; e no desenvolvimento de decisões individuais.
___________________________________________________________________

2. O xadrez contribuiu na convivência com os amigos?

O xadrez, apesar de ser um esporte jogado de forma individual, agrega um número de jogadores no âmbito de competição. Sendo em ambiente comum, ele pode acrescentar nas amizades entre jogadores e alunos nos treinamentos e aulas do esporte.
O convívio destas amizades no xadrez é de fato, de suma importância para os alunos especiais, já que o esporte provém da disciplina e obediência e não há contato físico, todavia pode auxiliar nos "limites" de cada indivíduo/aluno.
____________________________________________________________________

3. O xadrez contribui na convivência com familiares?

A criança apresenta mais tranqüilidade e concentração no ambiente social, bem como entre os familiares.

Sendo o xadrez um esporte que visa a disciplina, obediência e outros, houve uma melhora significativa dos alunos que aprenderam a controlar suas ansiedades, euforias e paciências através do xadrez.
______________________________________________________________________

4. Houve uma melhora de comportamento em modo geral?

Sim, houve uma melhora no comportamento dos alunos que aprenderam xadrez. Estes, são instruídos a serem pacientes, não tomar decisões precipitadas sem averiguar o grau de risco desta decisão (o xadrez se encaixa sobre este) trabalhar o raciocínio lógico, autocontrole, e dedicação nas tarefas propostas.
______________________________________________________________________
5. Você acredita que o aluno está mais organizado e responsável com suas atividades diárias?

Quem conhece o esporte, sabe que o jogo se resume em batalhas e confrontos, como numa guerra. Desta forma, deve haver uma estratégia organizada para culminar em sucesso o seu objetivo.
O aluno hiperativo que aprende este conceito de estratégia organizada explícita no esporte consegue desenvolver suas responsabilidades de forma natural e controlada, se perguntando e se questionando sobre suas atividades diárias, colocando em ordem todo aprendizado adquirido.

O xadrez tem todo o processo árduo da luta para a conquista, a estratégia e os conceitos de forma organizada devem ser exemplificados na batalha.
_________________ // ______________________

Veja também

quinta-feira, 13 de março de 2008

Belo Horizonte em metamorfose!


Rua da Bahia continua sendo o cartão de visita de Belo Horizonte.


Quem não conhece a antiga frase: "descer bahia e subir floresta?"
Pois é para muitos, a Rua da Bahia é sinônimo de conhecimento histórico da cidade de Belo Horizonte. Mas para os antigos residentes da rua, ou seja as casas que ainda restam, trazem poucas lembranças de como era aquela região da cidade. Foi neste contexto que o estudante de jornalismo Felipe José começou a realizar uma pesquisa que foca a antiga arquitetura da rua e como se deu sua mudança nestes cem anos de Belo Horizonte.
Com um vasto material dividido entre fotos, livros, midias e etc. Ele pretende abordar como a midia atuou nestas transformações arquitetônicas. Seu objetivo é mostrar para as novas gerações a rapida descaracterização do espaço e como isso afetou os antigos moradores. "Eu acredito que com este trabalho as pessoas se preocuparão mais com a história e a cultura de Belo Horizonte
" afirma Felipe.
Para quem gosta da história de Belo Horizonte visite também.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

sábado, 23 de fevereiro de 2008

La Salída!


Depois de 49 anos no cargo da República Cubana, Fidel Castro Ruz renuncia do poder.

Fidel chegou ao cargo depois de desbravar a Fugêncio Batista tomando a frente no movimento 26 de julho.
Acompanhado de Camilo Cienfuegos e Che Guevara, fidel se preocupava com o motim do imperialismo americano.

A operação Magusto ,foi um treinamento dos Estados Unidos durante 3 dias em 1961 na "Baía dos porcos" quando se tratava de cidados cubanos exilados do antigo governo contra Fidel e seu governo marxista, porém sem êxito.

A proximidade do estado comunista fez com o que os Estados Unidos então impusessem um embargo econômico financeiro e comercial a Cuba um ano após a "derrota" na operação Magusto, proibindo assim as importações e comercialização na ilha.

Hoje a ilhia cubana tem o sistema público de saúde como referencia mundial e suas intituiçoes de ensino e seu estimulo pelos esportes também mereceram destaque, bem como a recepçao de turistas no país, gerando assim lucros no capital de giro.

Provavelmente Cuba deve nomear o mais novo líder de sua nação, com o nome de Raúl Castro, irmão de Fidel que já comandava o país interinamente desde 2006.

Agora com a retirada de Fidel Castro Ruz ao poder, Cuba deve manter-se no mercado político-econômico, e sua sociedade oprimidas pelo antigo governo, poderá ter mais liberdade democrática.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Caretas da Estacio!



Belo Horizonte 18 de Fevereiro de 2008

Olá amigos e alunos da Faculdade Estacio de Sá de Belo Horizonte,

Vimos por meio desta, atestar os integrantes da comunidade Caretas da Estácio com os seguintes nomes respectivos:


Janio Fonsceca, Marcelo Paiva, Jonathas Andrade, Renan Damasceno,Maurício Angelo e outros integrantes que queira se juntar a mesma comunidade.

Grato pela anteção, e em breve postaremos as características dos nosso "caretas da estácio".


Frederico Gazel