quinta-feira, 24 de abril de 2008




ENTREVISTA

Julio Lapertosa, Psicólogo e Instrutor da Federação Mineira de Xadrez e Intrutor da FIDE (Orgão Máximo do Xadrez)

1. O xadrez contribuiu com a melhoria no desenvolvimento escolar?

O xadrez, como sabemos, ajuda (na maioria dos casos os jovens) em muitos aspectos, tanto psíquicos, como também nas outras atividades escolares.
Os alunos com hiperatividade tiveram maiores resultados no desempenho nas atividades escolares, como atenção nos exercícios em sala de aula; mais facilidade em exercer cálculos; noções de situações abstratas; e no desenvolvimento de decisões individuais.
___________________________________________________________________

2. O xadrez contribuiu na convivência com os amigos?

O xadrez, apesar de ser um esporte jogado de forma individual, agrega um número de jogadores no âmbito de competição. Sendo em ambiente comum, ele pode acrescentar nas amizades entre jogadores e alunos nos treinamentos e aulas do esporte.
O convívio destas amizades no xadrez é de fato, de suma importância para os alunos especiais, já que o esporte provém da disciplina e obediência e não há contato físico, todavia pode auxiliar nos "limites" de cada indivíduo/aluno.
____________________________________________________________________

3. O xadrez contribui na convivência com familiares?

A criança apresenta mais tranqüilidade e concentração no ambiente social, bem como entre os familiares.

Sendo o xadrez um esporte que visa a disciplina, obediência e outros, houve uma melhora significativa dos alunos que aprenderam a controlar suas ansiedades, euforias e paciências através do xadrez.
______________________________________________________________________

4. Houve uma melhora de comportamento em modo geral?

Sim, houve uma melhora no comportamento dos alunos que aprenderam xadrez. Estes, são instruídos a serem pacientes, não tomar decisões precipitadas sem averiguar o grau de risco desta decisão (o xadrez se encaixa sobre este) trabalhar o raciocínio lógico, autocontrole, e dedicação nas tarefas propostas.
______________________________________________________________________
5. Você acredita que o aluno está mais organizado e responsável com suas atividades diárias?

Quem conhece o esporte, sabe que o jogo se resume em batalhas e confrontos, como numa guerra. Desta forma, deve haver uma estratégia organizada para culminar em sucesso o seu objetivo.
O aluno hiperativo que aprende este conceito de estratégia organizada explícita no esporte consegue desenvolver suas responsabilidades de forma natural e controlada, se perguntando e se questionando sobre suas atividades diárias, colocando em ordem todo aprendizado adquirido.

O xadrez tem todo o processo árduo da luta para a conquista, a estratégia e os conceitos de forma organizada devem ser exemplificados na batalha.
_________________ // ______________________

Veja também

Nenhum comentário: